quarta-feira, 23 de abril de 2008

Suplementos nutricionais:O trunfo das capsulas?



A nutrição é a base de uma vida saudavél e do bom funcionamento do nosso organismo, mas actualmente a nossa alimentação não é suficientemente rica em micronutrientes. Por exemplo, temos uma dieta demasiado pobre em gorduras ómega 3 e em nutrientes vegetais, o que leva por vezes a que as pessoas procurem os suplementos nutricionais.

Os suplementos nutricionais, de acordo com a lei europeia destinam-se a pessoas saudáveis, são de venda livre e por isso acessiveis a qualquer pessoa.

A grande questão que se coloca na ingestão de suplementos naturais, é a fiabilidade dos laboratórios que os comercializam, bem como as vantagens e desvantagens do seu consumo.

Existem inúmeras situações onde os suplementos nutricionais poderão ter um efeito positivo, nomeadamente, a nível anti-idade(antioxidantes),ao nível da visão(luteina),ao nível da silhueta(acido linoleico conjugado), etc. Contudo, é de ressalvar que a ingestão de suplementos nutricionais não exclui os benefícios de uma alimentação saudavél.

Não é nosso papel julgar as pessoas que ingerem este tipo de cápsulas. Enquanto promotores de saúde, temos o dever de informar e aconselhar as pessoas que as ingerem, tendo sempre por príncipio a promoção de estilos de vida saudáveis e o bem estar físico e psicoemocional.

1 comentário:

Rita Pires disse...

A cada dia que passa, as pessoas têm tendência para substituir uma dieta equilibrada por vários suplementos diários.
Por isso, todas as pessoas deveriam estar suficientemente informadas e compreender que os suplementos são um reforço da alimentação diária, para quem sofre de alguma carência, e não um substituto.
Suplementos sim, mas apenas quando necessário!