segunda-feira, 21 de abril de 2008

Obesidade infantil: Uma ameaça á saúde


O exceso de peso é actualmente, a doença infantil mais comum na europa e os seus riscos para a saúde são enormes

Crianças com exesso de peo tem maior probabilidade de se tornarem adultos obesos e de virem a sofrer doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras patologias.

Até a data, a diabetes tipo2, era vista como uma doença tipica de individuos em idade avançada.Ultimamente, tem-se verificado o seu aparecimento em grande número em cianças, em vários países da europa.

Outras complicações que derivam do excesso de peso nas crianças, são:

-Hipertensão

-Apneia do sono

-Problemas ortopédicos

-Problemas psicológicos

Estas complicações podem expressar-se em desordens de comportamento alimentar, falta de relacionamento social e fraco desempenho escolar.

Em Portugal, segundo estudos recentes,34% das crianças são obesas, sendo precedido pela Italia e procedido, pela Espanha. Não deixa de ser curiosa que a incidência da obesidade infantil, seja mais evidente nos países do sul da europa, onde nasceu a saudavél dieta mediterrânica.
O problema da obesidade infantil, não deve ser encarado somente do ponto de vista da adopção de hábitos alimentares incorrectos,mas também, pela inércia das crianças, que adoptaram o sedentarismo como estilo de vida.

Do ponto de vista terapêutico, devemos apostar,não só no redução do fornecimento alimentar, mas também no aumento da actividade física, o que requer uma colaboração activa da criança e seus familiares.

Sem comentários: