sexta-feira, 25 de abril de 2008

OBESIDADE: Preocupação Crescente



A obesidade é um mal que se espalha por todo o mundo. Nos Estados Unidos, somada ao excesso de peso já atinge 60% da população. Noutros países desenvolvidos do ocidente, esta percentagem cifra-se em valores ligeiramente mais baixos. No entanto, são valores crescentes e preocupantes.. É uma epidemia que deve ser combatida rapidamente pois provoca um aumento acentuado das doenças cardiovasculares e ortopédicas.
O reconhecimento da elevação do risco de doenças cardiovasculares relacionadas ao excesso de peso tem colocado a obesidade no foco das discussões em saúde. Uma nova publicação da revista científica Circulation analisa a distribuição mundial da obesidade, ressaltando as diferenças na sua distribuição em diferentes países e diferentes raças.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a obesidade somada ao exceso de peso atinge 60% da população, sendo que 27% dos adultos são obesos. Na Europa há grande variação na prevalência de obesidade entre os países, sendo mais comum nos países do leste europeu, predominantemente em homens. Em África, a obesidade é mais comum em mulheres.
Os padrões de distribuição na América Latina encontram-se em transição. No Brasil e México, há relação de associação com a classe social. A prevalência de obesidade varia de 30 a 50% dos indivíduos nos países latino-americanos.


Algo terá que ser feito para contrariar esta tendência, caso contrário serão pesadas as consequências, quer ao nível dos sistemas de saúde estatais, quer ao nível da qualidade de vida dos indivíduos.



Inspirado em: http://boasaude.uol.com.br/especiais/obesidade/




Sem comentários: