quinta-feira, 24 de abril de 2008

Anorexia: Na mira do espelho


A obsessão com o corpo e beleza pode desencadear perturbações alimentares, como por exemplo a anorexia, já sobejamente falada.

A anorexia afecta pessoas de todas as idades e devasta famílias inteiras.
A anorexia nervosa verifica-se sobretudo no sexo feminino, mas começa também a afectar muitos homens. Cerca de 90% dos doentes são mulheres e 10% homens, contabiliza a presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Anorécticos e Bulímicos (AFAAB). A AFFAB existe desde 1998, tem cerca de 200 sócios e segundo a presidente “tem ajudado a quebrar tabus, já que antes não se falava nestas doenças”. Ainda assim reconhece “doentes há muitos, associados poucos”.
A anorexia acarreta consigo uma resolução, não só a nivel individual, mas também familiar. Pessoas que sofrem deste tipo de perturbação, olham-se ao espelho e visualizam-se mais gordos do que realmente são, por outro lado, tendem a fechar-se e é difícil olhar para eles e perceber o seu problema.Na maior parte das vezes, as famílias só se apercebem do problema, numa fase já muito avançada do mesmo. Embora já muito estudadas, não se consegue ainda determinar com clareza e precisão as razões que levam a este tipo de doença. A maioria dos doentes tem entre os 13 e os 20 anos, ainda assim, existem anorécticos e bulímicos de todas as idades, de 40, 50 anos, mas também com menos de seis anos.

Actualmente, tem-se discutido os exigentes padrões de beleza como causa primordial para o desenvolvimento da anorexia. A sociedade exige muito das mulheres e às vezes basta começar por uma dieta para iniciar um caminho perigoso. Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais dependentes da moda, e por isso se tornam também muito obsessivas com o seu corpo e peso.

A maioria dos jovens, e em especial as raparigas, não estão contentes com o seu corpo. Um inquérito feito por técnicos de saúde da consulta de comportamento alimentar do Hospital de Santa Maria, que incluiu 770 universitárias, verificou que cerca de 55% da amostra queria perder peso, 12% encontrava-se a fazer dieta e cerca de 49% já tinha feito dieta.

A Anorexia Nervosa é uma perturbação psicológica com implicações físicas e emocionais graves. Afecta predominantemente as adolescentes com maior risco de incidência entre os 14-18 anos, podendo iniciar-se mais cedo.Esta perturbação, caracteriza-se essencialmente por um medo intenso de engordar mesmo quando muito magra, por uma perda de peso superior a 15% em relação ao peso esperado, por uma alteração significativa da percepção do tamanho e forma corporais e ausência de, pelo menos, 3 ciclos menstruais.

Factores de alerta na Anorexia Nervosa:

-Perda significativa de peso sem causa médica aparente.

- Redução da quantidade de alimentos ingeridos.

-Desenvolvimento de comportamentos ritualizados à refeição, como, por exemplo, cortar a comida em bocadinhos muito pequenos e mastigar cada bocado em grande número de vezes.

-Não assumir a fome.

-Tornar-se progressivamente mais crítico e menos tolerante com os outros.

-Prática excessiva de exercício físico.

- Achar-se sempre muito gordo mesmo quando isso está longe de ser verdade.

-Extremo auto-controlo.

- Não revelar os sentimentos.

Sem comentários: