sábado, 26 de abril de 2008

A BOA DA CENOURINHA



Quem ainda não ouviu dizer que comer cenoura, faz os olhos ficarem mais bonitos?


As virtudes terapêuticas da cenoura, não se ficam pelos olhos. A ingestão de cenouras ajuda também a combater a anemia, doenças da pele e problemas hepáticos.


A cenoura é um dos vegetais mais consumidos mundialmente, mas a sua origem não reúne o consenso de todos os autores. Alguns acreditam que é originária da Gália, enquanto que outros defendem que provém da Ásia, onde desenvolvia em estado selvagem há mais de três mil anos. Se a sua origem é controversia, o mesmo não acontece em relação ás suas propriedades terapêuticas, úteis para inúmeros problemas de saúde.

Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas:
- A cenoura contém vitaminas A,B e C, uma provitamina A (betacaroteno) antioxidante, além de açucares simples (levulose e dextrose) directamente assimiláveis. Apresenta também 7% de ferro, uma dose activa de cobre, sódio, cálcio, fósforo, bromo, iodo, zinco e manganês.
- É laxativa e diurética. Regulariza o trânsito intestinal, cicatrizando e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal.
- Favorece a taxa de colesterol.
- Tem papel importante no bom estado da pele e das mucosas.
- É tónica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigénio) e contribui para o equilíbrio ácido-base.
- Em uso externo é cicatrizante.
- A semente da cenoura é carminativa, estimulante, aperitiva e diurética.


Estados em que pode ser útil:
-Anemia, astenia e problemas de crescimento e de convalescença.
-Problemas hepáticos: em conjunto com a alcachofra, constitui o remédio por excelência para o fígado e vias biliares, utilizando-se para combater a icterícia.
-Irritação gastro-hepática e excesso de acidez no estômago.
- Catarro nasal, sinusite e tosse.
- Sarampo e varicela.- Eczemas, sardas e acne.
- Deficiência da visão crepuscular e das cores, graças à sua forte concentração em provitaminas A e B9 caratenóides.
- Fotofobia (hipersensabilidade à luz ).


Curiosidade:
Os betacarotenos da cenoura são transformados em vitamina A, um dos componentes visuais responsáveis pela recepção de luz nos olhos.



Fonte:Guia dos Alimentos Vegetais

Sem comentários: