segunda-feira, 10 de março de 2008

EMAGRECER, SIM… MAS COM SAÚDE!


Já designada pelos organismos nacionais e internacionais responsáveis por promover a Saúde, em sentido lato, como sendo a pandemia do Séc.XXI, a obesidade e o peso a mais, assumem crescente preocupação geral nos países ocidentais.

Quase toda a gente, isto é, a grande maioria das mulheres e homens, em todas as idades, têm no mínimo excesso de peso, de acordo com as tabelas de Índice de Massa Corporal, indicados por aquelas Organizações.

O peso ideal deve ser atingido de forma progressiva e com bom senso. Emagrecer, não deve ser sinónimo de passar fome, de eliminar refeições, entrar em “dietas milagrosas” e perigosas. Estas, embora até façam descer o ponteiro da balança, é com certeza uma descida de curto prazo, que o mais provável se traduzirá numa subida maior logo de seguida. Acresce ainda o facto de muitos dos danos provocados ao organismo, não serem notórios no imediato, surgindo apenas anos mais tarde. São problemas para os quais as pessoas não encontram explicação e que radicam precisamente em cortes alimentares drásticos, incorrectos e desnecessários.

Numa boa percentagem dos casos, perder peso, implica um propósito prudente e consciente, acompanhado de uma firme vontade de alteração do estilo de vida praticado até então. É esta alteração do estilo de vida, para o qual concorrem um plano alimentar saudável e personalizado, alterações comportamentais ao nível do sedentarismo versus actividade física, acompanhamento no emagrecimento localizado e na reafirmação dos tecidos, entre outros, que defendemos. Se não acautelamos uma correcta redução de volume corremos sérios riscos de aumentar a flacidez e a consequente deformação física, obviamente não desejada.

Muitos abordam a problemática da obesidade e do excesso de peso e os estratagemas rápidos de os perder. A nós interessam-nos as formas correctas, saudáveis e duradouras. Pois, só a combinação técnica e profissional de um conjunto de meios permitirá a redução de peso de forma duradoura e saudável sem causar prejuízos à sua saúde futura e à imagem individual.

Para terminar diria que, emagrecer com saúde e de forma duradoura, mantendo uma silhueta firme e bem definida, está ao alcance de todos!

1 comentário:

Andreia Susete disse...

realmente emagrecer passa por muitas fontes ou seja, o cuidado na escolha dos alimentos , no bem estar da pessoa e ainda os cuidados com a parte estética pois a pele perde elasticidade quando as pesoas fazem dietas tipo io-io :) muito bem essa vossa noticia e ao mesmo tempo alerta.. va força continuem