
A Páscoa é a época do ano em que o consumo de chocolate aumenta muito, por causa da antiga tradição que associa essa data aos coelhos e aos ovos de chocolate. Para evitar excessos, seguem algumas informações úteis para controlar a ingestão desse alimento altamente calórico. O que significa o desejo por doces e, principalmente, por chocolate?
O desejo surge porque esses alimentos estimulam a produção de serotonina, substância que provoca a sensação de prazer. No período da Páscoa, em virtude da tradição e da propaganda, o desejo intensifica-se. É preciso ficar alerta para não cair na tentação e cometer exageros.
Diante das tentações, muitos abandonam as regras de reeducação alimentar e põem a perder todo o esforço feito ao longo do ano. Para vencer os perigos desse período, dois princípios são fundamentais: o da moderação e o da compensação.
Considerando a dificuldade de evitar o consumo de doces, a solução é consumi-los de forma moderada. Ao sentir um desejo muito forte por chocolate, deve-se comer com moderação. Pegar um pedaço pequeno e comê-lo com calma, pois assim o cérebro registrará a ingestão e sinalizará a saciedade com uma pequena porção. O segundo princípio para lidar com as tentações é o da compensação. Ao comer um pedaço de chocolate, é preciso compensar o organismo com atividades físicas e fidelidade ao programa alimentar.
Assim, as calorias em excesso serão eliminadas e será possível voltar ao ritmo normal em pouco tempo. Todos nós merecemos um ovo de páscoa, mas por ser muito calórico pode fazer um grande estrago na luta para a perda de peso e a sua manutenção dentro dos limites desejados. Por isso, é preciso seguir algumas chocodicas:
1- Comprar sempre as menores porções;
2- Comer pequenos pedaços por dia;
3- Oferecer uma parte para familiares e amigos;
4- Doar os ovos que recebeu (muitas crianças não têm);
5- Compensar o organismo, exercitando-se por mais algum tempo;
6- Comer devagar, por prazer, sem sentir culpa.
Devemos sempre buscar o equilíbrio entre as nossas atitudes e os resultados que desejamos obter.
Continuação de Boa Páscoa!
Adaptado de MKSnet